sábado, 25 de agosto de 2007
como salvar o touro bravo
----
update: a propósito disto das touradas mandaram-me isto: video de touro
se deixassem que o touro fizesse isto em todas as touradas até talvez pensasse mais um bocado na questão.
----
no outro dia estava a ver uma imagem que tinha sido comentada por várias pessoas e entre essas estava uma de alguém que tinha vindo ali não para ver aquela imagem mas para mostrar a sua indignação.
eu estava agora tentar lembrar-me onde foi que vi isso, mas ainda não consegui.
de qualquer modo a sua indignação tinha a ver com o facto de o dono da imagem ter ido à página onde ele publicava as suas e, numa imagem que imagino (não fui ver) ilustrava uma tourada, tinha feito um qualquer comentário contra as ditas touradas. na sua resposta indignada ele usava apenas um argumento. as pessoas que defendem as touradas usam os mais variados e eu acredito que a coisa não vai com argumentos pois não estamos perante uma questão racional, mas algo emocional. As pessoas defendem as touradas porque gostam de ver um touro a ser humilhado, é uma questão de gosto, não de razão. Claro que há algumas que defendem as touradas porque de uma forma ou de outra ganham com o facto delas existirem. Mesmo sabendo isto tudo, acho que talvez se desmascararmos todos os seus argumentos elas finalmente admitam que as defendem simplesmente porque gostam e talvez ai se esteja mais perto de alguma coisa.
portanto este argumento era que devemos defender as touradas porque elas são a única salvação para o touro bravo. Sem elas, este desapareceria. Vamos admitir pois que isto seja verdade. Vamos admitir que se justifica para cada elemento dessa raça em extinção ter uma morte macabra para que possa continuar a ter uma vida supostamente fantástica. Vamos admitir até que todos eles sem excepção assinam um papel em que aceitam isso. Vamos admitir que não há mesmo outra forma, que todas as pessoas que pagam as touradas estão mesmo a pensar nisso e que simplesmente não pagariam o mesmo dinheiro simplesmente para ver o touro passear na arena sem ser maltratado.
Vamos pois seguir em frente e pensar o que aconteceria ao touro bravo se as touradas deixassem de ter os moldes actuais e as pessoas deixassem de ir e portanto quem mantem os negócios dos touros bravos deixaria de "proteger" os ditos touros e por esse modo eles deixariam de existir.
Portanto extinguia-se o touro bravo e passava apenas a existir o touro manso.
Proponho que neste ponto façamos uma pausa e passemos do problema de tentar saber se devemos acabar com as touradas nos moldes actuais para o problema da extinção de animais, como por exemplo o lince ibérico, não sei se ainda há algum mas se já não há poderá ser outro. Porque não aproveitarmos o exemplo do touro bravo e salvar o lince ibérico do mesmo modo? algumas das pessoas que se preocupam com o lince compram uns terrenos e criam o animal no seu ambiente natural e montamos um espectáculo alimentado pelo lince ibérico em que um ou mais homens dominam o animal de uma forma em que pareça que o animal tem alguma hipótese de vencer ... preciso continuar?
permitam-me que dê em vez disso ainda outra ideia. porque não pegarmos nalguns seres humanos e coloca-los no seu ambiente natural anterior ao seu desenvolvimento actual, podíamos descobrir como terá sido o homem ibérico primitivo e para o salvarmos...
sim, já sei que não convenci ninguém dos que são a favor das touradas, se calhar até choquei alguns dos que são contra, ou se calhar foi só isso que fiz.
Então e que tal percebermos porque é que as pessoas gostavam dos jogos no coliseu de roma?
já agora, será assim tão mau domesticar o touro bravo ou o que é mesmo mau é tratarmos o touro manso ainda pior do que o touro bravo? e quando vamos começar a tratar melhor os animais? e já agora quando vamos começar a tratar melhor as outras pessoas?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário