domingo, 23 de setembro de 2007

foi ao zoo


look out
Upload feito originalmente por jorgempf
acontece a muitos, isto de ter uma teimosia que se cola a nós e temos dificuldade em fazer que nos largue.

um dia estava o fernando pessoa sentado na mesa do café ao meu lado quando se virou para mim e desabafou, assim sem que eu lhe pedisse ou lhe prometesse que lhe pagava, que havia já para cima de uns 3 meses ter ganho a mania de dar um pontapé numa porta do corredor por onde passava todos os dias para aceder ao seu quarto. dizia não ter justificação para tal acto tresloucado, apenas havia sentido aquela vontade que se tinha mostrado descontrolada numa segunda feira em que passava e desde ai que não mais havia parado de o fazer.

a mim aconteceu o mesmo, mas em vez de um pontapé na porta saiu-me na rifa comprar um ingresso para o zoo e passar lá a tarde todos os domingos. não sei que vou lá fazer. das primeiras vezes ainda achei engraçado, pois já lá não ia desde que o meu pai me tinha lá levado pela mão dele a segurar na minha ainda pequenina, mas tenho ideia que pela terceira vez que enchi assim a minha tarde domingueira que sai de lá direito a casa com um sentimento de que já chegava. só que no domingo seguinte lá estava de novo antes mesmo de me lembrar do que já pensara tantos domingos antes ao sair ao fim da tarde.

agora já me resignei. sei que um dia vai parar, mas até lá aceito simplesmente este destino e tento encontrar algum sentido para estas minhas visitas ao coitados dos animais condenados a uma vida artificial. olho para eles e tento lhes dar algum amor assim só com os olhos e digo-lhes que um dia talvez algum homem aprenda como os salvar sem ser simplesmente abrir as grades e deixa-los perdidos no meio deste caos.

No ultimo domingo, sentado como me fui habituando a fazer, em frente à "casa" dos ursos, pareceu-me ter conversado com a avó ursa. ainda não decidi se foi o meu cérebro a distrair-me com façanhas estranhas ou se foi realmente uma experiência transcendente. em qualquer dos casos ela consolava-me dizendo que me costumava observar e que me entendia e queria que eu percebesse que alguns deles tinham sabido integrar aquela vivência e a tinham usado para evoluir, tendo aprendido a atingir níveis bastante razoáveis felicidade. isso não queria dizer que concordassem com o que os homens tinham feito com eles, mas percebiam que também os homens tinham as suas limitações e tentavam não se condicionar por isso.

estou curioso para saber se ela voltará a falar comigo no próximo domingo.

2 comentários:

Madalena disse...

Gosto muito.Como já te disse gosto da fluência e encontro de palavras e ideias que estruturam os teus textos. Próxima vez que te encontrares com Pessoa diz-me qualquer coisa. Nas próximas idas ao zoo lembra-te de mim há sempre algo a descobrir num cativeiro e algo a aprender com os cativos nem que seja descobrir o seu sentido de liberdade.

Madalena disse...

Um dia não sei quando, nem onde, nem como, lerei um algo teu e com uma certeza na alma reconhecerei a tua escrita!